Livros, Menu principal

“Os 13 Porquês” de Jay Asher

Editora Ática

ISBN: 9788508126651
Formato: 14 x 21
Edição: 1
Ano da edição: 2009
Páginas: 256

Angústia, tristeza e esperança. São três adjetivos que eu definiria “Os 13 Porquês” de Jay Asher, livro de estréia do autor. Esta obra do autor californiano conta a história de Clay Jensen, um adolescente que ao chegar em casa, depara com uma encomenda na frente de casa, entra na casa com o pacote. Dentro dela, embrulhados num plástico-bolha, há sete fitas cassete todas enumeradas com esmalte; cada lado, um número: De 1 à 13. Ao apertar ►, a voz de Hannah Baker sai dos alto falantes do tocador de fitas:

“Olá, garotos e garotas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo.

Sem promessa de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da platéia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando estas fitas. Você é um dos motivos. Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer… Eu prometo!

(…)

As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Número dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil pra você.”

E assim, Clay perambula pela cidade na calada da noite, ouvindo a voz do primeiro amor dele, morta há algumas semanas. Causa mortis: Suicídio por overdose de remédios, com perguntas ecoando sua mente: Porque estou na fita? Não fiz mal a ela. Porque que sou um dos motivos da morte dela? E o que ele descobre, muda a sua vida e a dos outros para sempre. Vou ser sincero: Isso muda. Mesmo. Com honestidade. A vida de todos os que estão na fita. Quer saber? Prometo que não vai ser algo bonitinho e feliz… A partir do motivo um ou pessoa um, gera um efeito bola de neve sob proporções nada vistas. Tudo levou a tudo pela morte dela.

Tenho que comentar pela narração incomum e uma escrita bem simples: Começa em primeira pessoa sob percepção de Clay e ao mesmo tempo, a voz de Hannah nas fitas. Isso faz com que prestássemos atenção às reações do ouvinte e da receptora. Não tem essa de que, por exemplo, aconteceu uma reviravolta grande, quando há muitos personagens, costuma ter em alguns livros, o ponto de vista nos outros capítulos. Neste livro, tudo acontece ao mesmo tempo, com as reações de Clay e suas lembranças e da narração de Hannah.

Agora, as minhas impressões. Quando você perceber, você se sente angustiado. Não há nenhumas espécie de comédia ou humor no meio. As coisas são sérias, são trágicas. São atitudes de adolescentes acontecendo, mas de uma forma mais real possível, as tragédias são contadas de forma honesta, que o torna incrivelmente real. É muito bom perceber isso vindo de um livro de estréia… Os americanos devem ter feito a propaganda de forma agressiva… E fizeram: pesquisei um pouco, além da propaganda de ser o livro mais vendido durante mais de 110 semanas no New York Times, foi exaustivamente distribuído nas escolas, até porque o público alvo do livro são os adolescentes.

Esta obra já tem uma versão cinematográfica em produção, que será estrelada pela Selena Gomez, Ainda não escalaram quem vai ser o Clay… As gravações estão marcadas para 2013. Com certeza, quando for lançado (e vai ser longe, provavelmente será lançado no fim de 2013 ou em 2014), o livro será muito bem vendido. E já escalou a lista dos mais vendidos em 113 semanas!!! Realmente, é bem popular lá, pena que não tem o marketing necessário, por mais que seja da Editora Ática, que costuma ter parcerias com escolas para distribuir livros paradidáticos…

Avalio-o como (cinco estrelas), pois o que mais se destacou para mim, foi a narração original, a intercalação entre as memórias de Clay e a narração de Hannah nas fitas e além disso, chamou-me a atenção, a ótima edição que a Ática fez:  colcoar um mini mapa entre páginas laterais, que com isso, conseguimos ter uma localização boa dos locais em que ocorre.

Para vocês: Recomendo que comprem e divulgem, esse é tipo de livro que dá vontade de gritar pra todo mundo: “LEIAM ESSE LIVROOOO!!!”. Mesmo.

O seu preço estimado é R$ 35,00 reais aproximadamente.

Caso queiram comprar, está aqui:

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s