Distopia, Livros, Menu principal

“Divergente” Veronica Roth

Image

 

 

Uma escolha decide quem são seus amigos.

Uma escolha define suas crenças.

Uma escolha determina sua lealdade… Para sempre.

Uma escolha pode te transformar.

 

É assim que Divergente de Veronica Roth chamou a minha atenção.

Um título forte. Frases de efeitos chamativas. Capa lindíssima e assim deixaram como na capa de origem. Publicado pela Rocco Jovens Leitores, que também publicou o fenômeno Jogos Vorazes, que deu o up necessário para outras editoras publicarem livros distópicos. É assim que Divergente conquistou o seu público como se fosse um lead-in (para quem é sériemaníaco, vai reconhecer esse termo…) para quem leu Hunger Games…

Pra começar, a história é ambienta numa Chicago destruída, pós-apocalíptica, apenas cercadas por prédios abandonados e árvores mortas, exceto pelos prédios e complexos das cinco facções Amizade, Abnegação, Audácia, Erudição e Franqueza. As facções definem as características da “população” e são crescidos sob essa característica.

Amizade é conhecida pelo seu laço fraterno e de amizade.

Abnegação pelos seus pensamentos altruístas e extrema necessidade e iniciativa de ajudar o próximo, conhecida pela solidariedade.

Audácia pela coragem, determinação, alto poder agressivo, irracionais, brutos, são máquinas de guerra.

Erudição pela sua sede intensa de conhecimento, livros, poder e superioridade. São os mais inteligentes, estrategistas e racionais.

E Franqueza pelo sinceridade, honestidade, não medem esforços para soltar a “boca no trombone”.

Quando completam 16 anos, são submetidos ao teste de aptidão que escolherá sua próxima facção ou permanência na facção que originaram. Esses testes são simulações de moralidade e escolhas. A partir das escolhas pré-determinadas pela simulação, sai o resultado e é da escolha do iniciando a sua próxima moradia na Cerimônia da Escolha. Não há como escolher duas escolhas, até que… Beatrice Prior da Abnegação – protagonista -, depois da Cerimônia, faz uma escolha irreversível que acaba com os laços de amizade e de família.

E assim, Veronica Roth, nos prende a uma Chicago distópica, em que Tris escolherá seus laços e correrá riscos através desses laços.

 

Bem, pra começar nas partes da narração e trama, e depois edição, por etapas. Veronica Roth escreve bem, permanece fluída e, finalmente, não fica presa em romances, apenas no desenvolvimento da protagonista e evolução dos personagens envolvidos na visão da Tris (narradora-personagem), o que peca um pouco, pois é na visão da Tris e de mais nada. Único contra que considero quando leio livros desse tipo de narração. A violência está bem presente e tem partes que me fazem arregalar os olhos tamanho impacto que a Roth deixa para nós. Porém, a autora não descreve muito nas cenas de impacto (pode ser bom para uns e ruim para outros) e as coisas acontecem de forma muito rápida, muitas vezes sinto falta daquele impacto. Quando chega a acontecer, a autora já pulou para outro capítulo, por isso, a trama se desenvolve com muita rapidez, pelo menos na parte da Beatrice.

Edição. Gostei muito da capa de Divergente que me fez chamar atenção quando escolhi e das frases de impacto. Tem o tamanho dos livros de Jogos Vorazes, tem quase 500 páginas e é publicada pela Rocco Jovens Leitores, selo infanto-juvenil da Rocco.

É a minha primeira resenha de um livro distópico. Depois dele, tive mais vontade de ler outros distópicos por aí publicados. Foi um livro impactante pra mim a nível da trama, você realmente chora junto, ri junto (nos raríssimos momentos de alegria mas enfim) e torce junto.

Único ponto negativo: Narração rápida e, por vezes, sem impacto.

 

Avaliação: ♦ ♦ ♦ ♦ ♦

Série Divergente:

1. Divergente (Divergent). Lançado nos EUA: maio de 2011; Brasil: novembro de 2012

2. Insurgente (Insurgent). Lançado nos EUA: abril de 2012; Brasil: abril de 2013

3. Sem título definido. Lançamento estimado: outubro de 2013.

 

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s