Uncategorized

“O Jantar”, Herman Koch

Image

 

Quão longe você é capaz de proteger a sua família?

Finalmente vou tirar a poeira da categoria “Resenhas” e apresentar a vocês O Jantar de Herman Koch, um autor holandês, publicado pela editora intrínseca. Vamos lá.

O Jantar é um livro incomum, começando pela divisão de capítulos que representam as partes de um jantar mais requintado, Aperitivo, Entrada, Sobremesa e Digestivo. É um thriller que começa com dois casais, dois irmãos e suas respectivas mulheres. Paul e Claire; Serge e Babette. Eles precisavam colocar alguns pontos nos is. É sobre os filhos, são adolescentes. Dois irmãos, Beau e Rick, filhos de Serge e Babette e o filho de Paul e Claire que consequentemente é primo deles, o Michel. Ambos acometeram um crime que chocou Holanda inteiro nos dias interiores e á medida que o jantar se torna indigesto, mais o clima se torna, inquietavelmente tenso…

Esse livro me fez arrepiar. Admiro thrillers que tem o poder de te deixar tenso a cada capítulo que passa. Esse é um deles. Pra começar, o livro começa com a impressão de que Serge e Babette, são os inescrupulosos, pois, Serge é candidato à um cargo de primeiro-ministro, é simpático e ambicioso, Babette é a esposa-troféu, estilo Michelle Obama, encanta a cada passo dado e Paul, o narrador é de classe média alta, lecionou História e Claire, é a sua esposa inteligente e esperta. logo ficamos do lado dos protagonistas, mas não é assim que ocorre. Á medida que o livro vai recontando fatos do passado da família, você muda de opinião, bem no estilo Garota Exemplar. O final foi bem surpreendente, não imaginava mesmo aquilo, apesar de um jeito diferente, e logo no extremo fim, você fecha o livro arrepiado. Simples assim.

A narração, que é o do Paul, mesmo por ser primeira pessoa, reconta como se fosse terceira pessoa, é bem ágil e fluído, não há crueza, mas também não esconde nada, o começo, devo avisar, é bem entendiante e monótono assim como quase todos os jantares mais requintados são. Descrições e descrições de comida a la carte, elogios, exageros… Mesmo assim, se torna bem interessante.

É um excelente livro, me surpreendeu bastante, possui várias questões éticas e morais, é um thriller inteligente, tem várias mudanças de caráter, muitas reviravoltas e plot twists. Ótimo para fãs de thriller, como eu. Recomendo!

Avaliação: 5/5

  • Tradução: Alexandre Martins
  • Lançamento: 12-10-2013
  • Páginas: 256
  • Formato: 16 x 23cm
  • Gênero: Ficção
  • ISBN: 978-85-8057-418-0
Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s