Uncategorized

Não atravesso a rua sozinho | Fabrício Carpinejar

tumblr_inline_n8bq77PSLy1qfznu4

Fabrício Carpinejar é um cronista, poeta, jornalista e professor, é apresentador de TV (TV Gazeta e TVCOM) e colunista das revistas Isto É Gente e Pais & Filhos, do jornal popular Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha. Ele lançou diversos livros com a Bertrand (que lançou o recente Me ajude a chorar) e com a Edelbra lançou a coleção de crônicas Vida em Pedaços, que inclui este citado e Te pego na saída, que recontam a infância de Carpinejar na sua forma mais sincera e, como num mosaico, contam vários relatos e momentos dos seus tempos antigos, o que para mim foi uma surpresa extremamente agradável.

Devo confessar que os relatos sinceros, tocantes, divertidos e que nos faz volta no túnel do tempo, vivenciando esses inocentes momentos, foi uma experiência marcante. A narração no estilo mosaico nos faz sentir muitas emoções e lapsos de uma vez, Carpinejar nos chama em um banco da praça do interior e conta o mais prazeroso das conexões antigas: a inocência da infância.

O primeiro dos contos já traz esse sentimento nostálgico à tona, ao comentar das TVs em preto e branco, dos mercados, da dificuldade do telefone fixo, da bala 7 Belo, dos alimentos a granel, do rádio, das pré-históricas sestas. São os anos 70 e 80 novamente.

Não há uma crônica que não tenha gostado, todos são muito bons, e curti cada momento da nossa perdida inocência.

Como eu disse, esse livro faz parte da coleção Vida em Pedaços. Enquanto esse é o mais nostálgico e outro, remonta a melancolia da nossa infância, afinal, não existe passado sem bullying.

A Edelbra fez um excelente trabalho na edição juntamente com o ilustrador incrível Eloar Guazelli, com mosaicos, ilustrações da infância, de lugares que Carpinejar vivenciava. Excelente edição.

Vale a pena ler Carpinejar em algum momento de sua vida!

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s